Fale conosco: (19) 9.8111-9790

Dia Internacional da Mulher e o Movimento Feminista

Antes de mais nada, tire todo e qualquer preconceito que já colocaram na sua cabeça sobre o feminismo! É graças a ele que somos mulheres mais livres e podemos votar, trabalhar, ter vida independente e direito de ir e vir!

Antes dos anos 60, já haviam muitas lutas por liberdade no mundo. Há registros de 1909, quando ocorreu a passeata das mulheres, em Nova York. Cerca de 15.000 mulheres saíram nas ruas para reivindicar melhores condições de trabalho. Após anos de movimentação em prol de melhores condições (inclusive durante a primeira guerra mundial), a ONU reconhece em 1975 as conquistas das mulheres e passa a chamar oficialmente o dia 8 de março de Dia Internacional da Mulher.

Com muita força nos anos 60, o movimento feminista lutou por causas dignas de pauta até os dias de hoje, como por exemplo o apoio em casos de assédio, acesso a métodos contraceptivos, proteção contra violência doméstica, igualdade entre homens e mulheres e por aí vai…

Uma mulher em específico se destacou  nessa década pelo seu livro polêmico “O Segundo Sexo” lançado em 1949.  Simone de Beauvoir, nascida na França em 1908 estava longe de ser uma mulher comum. Nesse livro falou sobre a diminuição da mulher, formas de opressão masculina, patriarcado e questões sobre casamento. O livro serviu de base para que vários outros movimentos acontecessem. Inclusive se hoje você tem o direito de se divorciar, pode agradecer a ela 😊

Ser mulher está acima do entendimento de qualquer homem. É lidar com 3 turnos de trabalho, com hormônios que nem sempre estão no lugar. É chorar no banheiro para o filho não ver e fazer a comida que todos gostam, menos você. Ser mulher é enfrentar um olhar de assédio na rua e saber que a nossa luta ainda não foi compreendida. Ser mulher é ser chamada de bonita antes de ser chamada de inteligente e ser chamada de sensível antes de saberem o quanto você já foi forte!

Desejo um Dia Internacional da Mulher cheio de reflexões sobre as verdades desse dia! Não é sobre maquiagem borrada e nem o cabelo sujo que mal da tempo de lavar de manhã. Mas sim sobre as conquistas que já tivemos e ainda teremos.

Compartilhe

Vanessa Silveira

Formada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Minas Gerais, tive como oportunidade e experiência desempenhar meus conhecimentos durante 12 anos no varejo de moda e empresa de grande porte, adquirindo habilidades positivas para bons resultados dentro do mundo corporativo. Me encantei com o mundo da moda após anos trabalhando na área administrativa, o que me fez procurar compreender suas particularidades, estudando e me transformando em uma Consultora de Imagem Pessoal e Empresarial. Meu lema é: moda com empatia! Acredito em um mundo com mulheres que reconhecem seu lugar no mundo e se valorizam em cada aspecto de sua vida! Vem cá, vamos conversar?

Deixe uma resposta

Fechar Menu