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Estilo no Trabalho

Em qual tipo de ambiente você trabalha? Formal ou informal?

Essa é uma pergunta fácil de responder. Se você nunca ouviu falar sobre um código de vestimenta mais rigoroso no seu trabalho, com certeza você não trabalha em um ambiente formal.

O fato é que não trabalhar em um ambiente formal, não anula o fato de que você transmite muito com o que está vestindo.

É preciso entender para quem e para o quê se veste. Conhecer de si e do seu trabalho, bem como as pessoas envolvidas nele. E aqui, afirmo: se você acha que a opinião do outro não importa, então você está gerenciando sua imagem de forma muito contraditória aos seus objetivos.

Gosto de citar sempre a importância das cores nesse processo de vestimenta para o trabalho. As cores possuem propriedades agentes na psique humana e a cor certa poderá te dar um próximo cargo, auxiliar na resolução de conflitos e até mesmo unir pessoas de uma mesma equipe.

Bom, se já sabemos que a imagem pessoal é um mix de vestimenta + comportamento + consistência de conteúdo, então também podemos afirmar que estar bem preparado para um ambiente de trabalho significa conhecer sobre esse local, sua cultura, quem são as pessoas que lá trabalham e no que elas acreditam. Acredite, isso faz muita diferença, pois permite que você amplie as possibilidades de vestimenta.

Aqui vão algumas dicas:

  1. Saiba para quem vai se apresentar

Estar ciente de quem te espera, seja em uma entrevista, primeiro dia de trabalho ou troca de função, faz com que você tenha mais segurança na hora de se vestir. Essa pessoa é mais rígida ou mais tranquila? É uma pessoa de espírito jovem ou mais tradicional? Ouse mais ou menos conforme sentir necessidade e sua empresa permitir

  1. Roupa impecável não segura discurso ruim

Talvez você já tenha pensado em dar um jeitinho na hora (admito aqui para você já ter feito isso também. Não deu certo!).

Para que todo o lance da constância funcione, são necessários alguns alinhamentos como a forma que você escreve, a forma como você fala, como se posiciona em uma reunião, a forma como você anda. Tudo isso alinhado à vestimenta traz uma imagem pessoal de impacto.

  1. Não seja escravo de suas palavras!

Pensa comigo: você segura sua opinião até o fim? Se ela não for de verdade, se ela for apenas para agradar alguém e esse alinhamento não for feito com seu contexto de trabalho, a chance de você sair segurando uma bomba nas mãos é imensa! Diga apenas o necessário. Seja profissional.

  1. Conheça a história e cultura de onde quer trabalhar

De nada adianta ter um discurso lindo e uma roupa impecável. Se você não compactua das diretrizes do seu trabalho, possivelmente está em um trabalho que não é para você. Não se engane, se conhecer é, acima de tudo, não se permitir estar em ambientes de trabalho que você não gosta. Se o caso é de necessidade (e sabemos que boletos vencem), saiba que isso só depende de você: investir em nova formação, cursos livres, técnicos etc.

  1. Use a sua imagem para alcançar seus objetivos

Uma imagem planejada pode fazer maravilhas por você. Comece se vestindo pelo cargo que você quer ter. Comece a se mostrar para as pessoas corretas. Você já tem um não, criatura. A intenção aqui é correr atrás do sim e fazer vale o esforço.

  1. Use as cores certas

Tem um ambiente de trabalho agitado? Vá de cores mais suaves ou frias (azul, lilás, violeta). Tá precisando de energia e movimento? Tente cores quentes (vermelho, amarelo, laranja). As cores nos ajudam a causar impactos positivos e negativos. Cabe a você entender o que cai melhor no seu caso em específico.

  1. Trate de se organizar

A única forma de manter a constância na imagem pessoal e ser reconhecido por isso, é mantendo uma rotina e guarda-roupa funcionais. Sem isso, a gente torna nossa rotina um verdadeiro desastre e acabamos escolhendo tudo na pressa. Qual a chance de isso dar certo, hein?

 

Sempre bom lembrar que essas dicas são só o início, para que você não se sinta perdida. Quem tem todo o poder de fazer acontecer é você! Mãos à obra!

Beijos, meus amores!

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Vanessa Silveira

Formada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Minas Gerais, tive como oportunidade e experiência desempenhar meus conhecimentos durante 12 anos no varejo de moda e empresa de grande porte, adquirindo habilidades positivas para bons resultados dentro do mundo corporativo. Me encantei com o mundo da moda após anos trabalhando na área administrativa, o que me fez procurar compreender suas particularidades, estudando e me transformando em uma Consultora de Imagem Pessoal e Empresarial. Meu lema é: moda com empatia! Acredito em um mundo com mulheres que reconhecem seu lugar no mundo e se valorizam em cada aspecto de sua vida! Vem cá, vamos conversar?

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